BLUES

BLUES É MAIS DO QUE UMA SIMPLES MÚSICA, É A ESSÊNCIA DE UM POVO SOFRIDO, MARCADO PELAS DESIGUALDADES SOCIAIS, MAS ACIMA DE TUDO ELE É UMA ARMA QUE ATINGE A NOSSA ALMA, LEVANDO OS NOSSOS PENSAMENTOS AOS VASTOS CAMPOS DE ALGODÃO, E NOS FAZEM LEMBRAR DE ONDE VIEMOS.
MAS NESSE BLOG AS AMARGURAS OS SOFRIMENTOS CANTADOS NAS LETRAS SÃO ALIVIADOS E CARREGADOS POR UM HOMEM QUE VIVEU A MAIS DE DOIS MIL ANOS ATRÁS E COMO UM BLUES MEN CANTOU A VIDA, E DEU A VIDA EM NOSSO FAVOR E HOJE NOS DÁ A ESPERANÇA DE VIVERMOS UMA NOVA VIDA SEM SOFRIMENTOS PARA CANTAR.
by André

quinta-feira, 27 de maio de 2010

BLUES: UMA VIAGEM MUSICAL

Mais uma cartada de mestre da rede de Tv Cultura a unica rede aberta do Brasil que realmente da o valor que o blues merece quem não se lembra do Sesc Blues, Blues no País do Samba entre outros festivais que a TV Cultura exibiu sempre com exclusividade dando a oportunidade para as pessoas conhecerem este que é um dos mais importantes ritmos da musica mundial, assim como o samba e a bossa nova revolucionaram a musica brasileira e mundial o blues também fez sua parte foi através dele que o rock nasceu e hoje influencia milhares de pessoas pelo mundo, no Brasil a TV Cultura teve participação efetiva na evolução da musica blues promovendo e apoiando festivais de norte a sul e fazendo programações voltadas para a musica blues como o que será exibido neste sábado com muita maestria e bom gosto o programa “Blues: Uma Viagem Musical" Com produção de Martin Scorsese, será exibido as 23:30hs...  


“THE BLUES A MUSICAL JOURNEY”(titulo original) Que foi criada em sete de Setembro de 2003 por
Martin Scorsese que se juntou a vários músicos na Radio City Hall de Nova York para um concerto memorável em celebração ao Blues.
O filme do concerto capita a emoção desta noite mágica e presta um verdadeiro tributo ao blues reunindo incríveis documentários numa coleção que foi indicada ao prêmio de Melhor Documentário Musical no
Grammy Awards de 2005.
Além de Scorsese, os episódios, divididos em sete longas-metragens, foram dirigidos por nomes como Clint Eastwood, Wim Wenders e Mike Figgs e apresentam interpretações raras de lendas, dentre elas Muddy Waters, Eric Clapton, BB King, Bonnie Raitt, Lou Reed, Tom Jones, Los Lobos, Lucinda Williams. As edições apresentadas são:

Alma de um homem (Soul of a man) o realizador Wim Wenders analisa a tensão dramática do blues, entre o sagrado e o profano ao explorar a vida e a musica de três dos seus artistas favoritos, Skipe James, Blind Willie Johnson e J.B. Lenoir Wenders explica: “Estas musicas tem um grande significado para mim. Eu sinto que há mais verdades em qualquer uma delas do que em qualquer livro que já tenha lido sobre a história americana ou em qualquer filme que tenha visto. Tentei descrever mais como poema do que como documentário aquilo que mais me marcou em suas musicas e vozes.”  

A estrada para Memphis (the Road to Memphis) o realizador Richard Pearce traça a odisséia musical da grande lenda do blues BB King num filme que é um tributo a cidade onde nasceu um novo estilo de blues.

Vermelho, Branco e Blues (Red, White & Blues) o filme de Mike Figgis é um misto de entrevistas feitas com artistas chave do movimento britânico do blues e com uma nova musica de Jam session improvisada por um elenco de estrelas nos famosos estúdios da Abbey Road: Tom Jones, Jeff Beck entre outras referencias clássicas do blues britânico; acompanhados por uma magnífica banda o resultado é eletrificante.

De volta para casa (Feel Like Going Home) em busca da origem do blues o realizador Martin Scorsese viaja com o musico Corey Harris, desde as plantações de algodão do Mississipi até as margens do rio Níger no Mali, África.

Padrinhos e afilhados (Godfathers and Sons) o realizador Marc Levin nos leva a uma viagem pela evolução do blues e a fusão de novos estilos como o Hip-hop conduzindo o filme está Chuck D famoso Hip-hop e Marshall Chess filho de Leonard Chess fundador da Chess Records eles nos levam até Chicago e criam uma produção musical reunindo veteranos do blues e atuais músicos de Hip-hop.

 Piano Blues (Piano Blues) o realizador e pianista Clint Eastwood explora sua paixão pelo piano blues usando um tesouro de atuações históricas e raras assim como entrevistas e atuações de lendas que na gravação deste filme estavam vivas como: o eterno Ray Charles, Fats Dominos, Dr. John, Pinetop Perkins entre outros....  


Um comentário: