BLUES

BLUES É MAIS DO QUE UMA SIMPLES MÚSICA, É A ESSÊNCIA DE UM POVO SOFRIDO, MARCADO PELAS DESIGUALDADES SOCIAIS, MAS ACIMA DE TUDO ELE É UMA ARMA QUE ATINGE A NOSSA ALMA, LEVANDO OS NOSSOS PENSAMENTOS AOS VASTOS CAMPOS DE ALGODÃO, E NOS FAZEM LEMBRAR DE ONDE VIEMOS.
MAS NESSE BLOG AS AMARGURAS OS SOFRIMENTOS CANTADOS NAS LETRAS SÃO ALIVIADOS E CARREGADOS POR UM HOMEM QUE VIVEU A MAIS DE DOIS MIL ANOS ATRÁS E COMO UM BLUES MEN CANTOU A VIDA, E DEU A VIDA EM NOSSO FAVOR E HOJE NOS DÁ A ESPERANÇA DE VIVERMOS UMA NOVA VIDA SEM SOFRIMENTOS PARA CANTAR.
by André

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ETÍLICOS...Muito blues na veia!

Em meados dos anos 80 em meio a um turbilhão de acontecimentos a musica sofrendo uma grande revolução em meio a sintetizadores com bandas como Pet Shop Boys entre outras que eram rotuladas como as bandas da moda, no Brasil o Rock n' Rio fazendo a galera vibrar, enfim... em meio a tudo isso, em algum lugar do Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro; alguns garotos se uniram pra fazer algo diferente de tudo o que estava na "moda", indo na contra-mão das digitalizações, eles se armaram com instrumentos "vintages" e acústicos, com o som da bateria o mais natural possível e fizeram algo inesperado e raro para a época no país do samba.
Esta banda revolucionou e transformou um ritmo nativo americano colocando nele um tempero bem brasileiro... Aquela banda que apenas queria fazer algo diferente anos mais tarde, veio a ser aclamada a banda de blues mais tocada do Brasil e uma das melhores bandas de blues do mundo, ja tocaram e abriram shows de BBKing,  Buddy Guy, Robert Cry, Ike Turner, Magic Slim, entre outros monstros sagrados do blues internacional e nacional. 
Eles influenciaram uma geração inteira de "blueseiros" (incluindo eu)... quem nunca sonhou em fazer um dueto com o Flavio, ou improvisar com o Greg, ou solar como o Otavio e ter a consistência e precisão de Cláudio e Pedro em uma cozinha afinada, para você que curti música e blueseiros de plantão é com muita honra que o God n' Blues entrevista:




BLUES ETÍLICOS

entrevista.
concedida por Otavio Rocha ao God n' Blues.



História e Influencias















God n' Blues Quando surgiu a banda e como vocês se conheceram?

Blues Etílicos- Surgiu em 87, Flavio e cláudio são amigos de antes da banda....eu conheci eles através do carlitos patroni, que é um musico e conhecedor de blues aqui do Rio. O Greg, veio indicado por outro americano que tocou antes com a gente. N a época, o batera era o Gil Eduardo, filho do Erasmos Carlos, que hj em dia toca com o Big Gilson.

God n' Blues  – No meio de tanta informação musical nos anos 80 de tantas mudanças na música brasileira o Rock n Rio e outros movimentos porque vocês optaram pelo blues?

Blues Etílicos-Sempre foi o que quisemos tocar...nao dávamos a mínima para o rock brasileiro....a sensação de fazer algo que ninguém fazia era muito boa também.
Eu sempre quis tocar blues desde moleque.....claro que ouvíamos muito rock inglês e americano, como todo garoto de classe media nos anos 70 e 80.

God n' Blues  – Foi difícil achar pessoas que apoiasse a banda no inicio?

Blues Etílicos -Não, foi até fácil...conseguimos apoio da Satisfaction discos, que existe ate hoje...eles bancaram nosso primeiro LP independente, “Blues Etílicos”.

God n' Blues  – Quando e como foi a primeira gravação profissional da banda?

Blues Etílicos-Foi em 87, antes da fravação deste LP, fizemos uma demo, com o Kadu Menezes (Kid Abelha) na bateria. Essa foi a nossa primeira gravação com qualidade, num estúdio.
Meses depois, no mesmo estúdio, gravamos o LP, já com o Gil na bateria.
Foi muito emocionante, eu era totalmente verde, fiquei com medo mas bastante excitado em ouvir a banda de uma forma profissional.
Naquela época não havia pro tools, então gravamos ao vivo....bem mais difícil, mas obriga o musico a saber tocar.

God n' Blues  – Em comemoração aos 20 anos de carreira vocês fizeram um tributo a Muddy Waters; O que ele representa para a banda Blues Etílicos?

Blues Etílicos -Ele foi o nosso ponto em comum no inicio...todos nos gostávamos do som dele...era um dos poucos que todos os 5 curtiam....alem disso a formação dele era uma gaita 2 guitarras voz e baixo, igual a nossa.

God n' Blues  – Agora uma pergunta individual: qual músico que mais te influenciou no blues?

Blues Etílicos -Greg Wilson –  Adora Greg Almann e os  country blues do Mississipi.

Flávio Guimarães –  Litlle Walter, Big Walter, Kim Wilson e muitos os outros gaitistas das antigas.

Otávio Rocha – Johnny Winter e Rory Galagher, Mick Taylor, Clapton (no Slide) Muddy Waters Albert King e Jimmy Vaughan (sem slide)

Claudio Bedran –  John entwistle, Bill wyman e o baixista do Muddy, que esqueci o nome...hehe

Pedro Strasser -  o Pedrão foi influenciado por todos os músicos do planeta!!




Equipamentos














God n' Blues  – Quais instrumentos e equipamentos a banda usa e se são patrocinados por alguma marca?

Blues Etílicos -Greg Wilson –  fender Strato 1963...ta com ele desde o inicio da banda.

Flávio Guimarães –  Amp Serrano, gaitas Honner

Otávio Rocha – Telecaster feita pelo Rodrigo Cotia, um luthier aqui do Rio, uma Gibson SG 97 e uma Daisy Rock, uma guitarra feita para crianças que gosto muito.

Claudio Bedran – Baixo fender precision de 4 cordas.

Pedro Strasser -  Batera Yamaha.



Assuntos Diversos






















God n' Blues  – Vocês têm 10 discos gravados na carreira e são de excelente qualidade, mas existe um em especial que marcou a banda?

Blues Etílicos-Sim, o disco Água Mineral, que foi nosso primeiro LP pela Eldorado, que nos lançou no mercado nacional e teve criticas super positivas. E vendeu mais de 30.000 copias.

God n' Blues  – Depois de 25 anos de carreira como vocês analisam o blues no Brasil atualmente?  

Blues Etílicos -Difícil pergunta. Existe uma cena de Blues no Brasil, em grande parte nos sentimos responsáveis por ela, e isso nos deixa muito feliz. Tem muito amadorismo na cena infelizmente, mas já exixtem artistas fazendo musicas de ótimo nível, e isso é o mais importante.

God n' Blues  – Muitas pessoas que ainda não conhecem a essência do blues acham que blues é apenas uma música como outra qualquer, que é só pegar uma guitarra e tocar e rimar algumas frases; enfim sabemos que não é só isso então eu pergunto: - O que é o Blues para a banda blues etílico? Como vocês definiriam esse estilo musical?

Blues Etílicos-Blues é a música mais fácil de tocar que existe, mas ao mesmo tempo é a música mais fácil de tocar mal que existe...hehehe....eu comparo Blues com corrida a pé...todo mundo pode dar uma corridinha, mas correr bem exije anos de pratica e perseverança.

God n' Blues  – Vamos falar um pouco sobre o DVD como surgiu a idéia [vamos gravar um DVD em comemoração aos 25 anos]?

Blues Etílicos-Na verdade não....tem muito tempo que queríamos fazer um dvd pra mostrar pras pessoas que nunca viram o BE, como é o nosso show...hj em dia tem you tube, entao vc acaba perdendo o controle sobre o que é mostrado. Mas ao mesmo tempo, com um dvd, que obviamente vai parar no You Tube, vamos ter um show super bem gravado e filmado sendo mostrado via web.
Foi um show só, e demos a sorte de estar numa ótima noite, o show esta bastante excitante e contagiante, mostra bem o BE numa noite quente.

God n' Blues  – Porque o Bolshoi Pub tem algum motivo especial?

Blues Etílicos -Bem, adoramos tocar lá, nos sentimos bem na casa e com o publico goiano. Alem disso o convite pra gravar veio do dono do Bolshoi, o Rodrigo Carrilho, que adora o nosso som e sabe que com a gente é garantia de casa cheia e publico feliz...hehehe

God n' Blues  – Os equipamentos e aparelhagem de som usada no DVD foram às mesmas que vocês costumam usar em shows?

Blues Etílicos-Em geral sim, eu que dei sorte de ter um amp Vox oferecido pelo Rodrigo. Esse amp é o sonho de vários guitarristas desde a época dos Beatles, que alias gravaram a maioria dos seus sucessos em amps dessa marca.

God n' Blues  – Vocês já estão com uma turnê marcada para divulgar o DVD? Já tem data e local ou ainda não?

Blues Etílicos -Vamos esperar o DVD sair pra agendarmos shows específicos para essa tourne de lançamento

God n' Blues  – Para encerrar nossa entrevista gostaria que vocês deixassem uma mensagem para aqueles que estão começando a trilhar a jornada do Blues no Brasil.

Blues Etílicos-Vejamos.....Hoje em dia você tem todas as ferramentas de pesquisa à disposição...quando começamos aprendíamos na raça, hoje em dia com o You Tube você escuta e vê os maiores nomes do blues, conhecidos e desconhecidos, então só não aprende quem não quer. Junte a isso uma dose de paciência, pois esse tipo de música necessita de alguns anos de pratica pra ser devidamente  digerida e com certeza você terá bons resultados.
Lembre-se que blues é Black music, então arrume uma cozinha que saiba suingar dentro das características do blues, isso é fundamental.
Tente cantar no melhor inglês possível, e se for cantar em português use a criatividade em vez de repetir os clichês tipo, minha mulher me deixou e vou beber whisky baby...
Se não for um super mega virtuose, não faça solos de mais de 3 chorus, pois em geral isso fica bastante chato.

Abs. do Otavio Rocha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário